Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministro das Finanças promove compra da dívida portuguesa na Alemanha

O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou esta quarta-feira que aproveitou a visita à Alemanha para promover a compra de títulos da dívida pública portuguesa junto de investidores alemães. 

Miguel Baltazar
12 de Maio de 2016 às 08:00
  • ...

"São investidores em dívida portuguesa que visitamos regularmente para passar informação sobre a economia e as finanças em Portugal, receber preocupações do lado deles e, no fundo, promover a compra da dívida portuguesa. Aliás, hoje houve um leilão em que conseguimos colocar 1.150 milhões de euros e é esse acesso ao mercado que precisamos para nos financiar", declarou à agência Lusa em Berlim.

 

Portugal voltou hoje ao mercado com uma emissão de dívida de longo prazo, colocando 1.150 milhões de euros através de um leilão de Obrigações do Tesouro com maturidade a 21 de Julho de 2026.

 

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública colocou 150 milhões de euros acima do máximo pretendido, pagando assim uma taxa de 3,252%, superior à registada no anterior leilão anterior realizado no mês de Março. A procura foi 1,59 vezes superior à colocação.

 

Em declarações à agência Lusa, em Berlim, Mário Centeno garantiu que a visita à Alemanha não abrange a procura de interessados no Novo Banco porque o processo de venda "está a correr a cargo da autoridade de resolução, que é o Banco de Portugal, portanto é outro processo".

 

Mário Centeno referiu que o principal objectivo destes 'road-shows' de apresentação da dívida portuguesa é responder a preocupações dos investidores, garantindo que o retorno tem sido positivo.

 

"Felizmente, temos conseguido ter uma execução orçamental que está totalmente alinhada com os objectivos do governo para este ano, a receita fiscal e a despesa estão a evoluir de acordo com aquilo que era esperado no orçamento de Estado. Os dados mais recentes nalgumas áreas já vão até Abril e mostram exactamente isso", avançou.

 

O ministro das Finanças acrescentou que a estabilidade política em Portugal é outra das preocupações dos investidores, "em particular um governo que é sustentado num acordo de incidência parlamentar", adiantando que "é importante a posição que o novo presidente tem tido neste novo cenário em Portugal".

 

O ministro das Finanças reuniu-se hoje em Berlim com o homólogo alemão, Wolfgang Schäuble, e amanhã encontra-se com investidores na cidade de Frankfurt. 

Ver comentários
Saber mais Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública Mário Centeno Alemanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio