Notícia
Mapa: Portugal continua com a quarta maior dívida do mundo
Conheça as novas previsões do FMI para a dívida pública e os défices orçamentais das principais economias.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) actualizou esta quarta-feira, 19 de Abril, as suas estimativas para a dívida pública e os défices orçamentais dos países mundiais. O instituto com sede em Washington até prevê uma descida do valor da dívida pública em Portugal, para valores abaixo dos 130% do PIB, mas continua a colocar o país como o quarto com maior dívida entre as principais economias.
Os lugares cimeiros também continuam a ser ocupados pelos mesmos países. Japão é o país mais endividado do mundo, segue-se a Grécia e depois Itália.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) e antevê uma descida da dívida pública de 130,3% do PIB em 2016 para 128,6% do PIB este ano, um pouco mais que os 127,9% previstos pelo Governo. Para 2018 antecipa uma queda para 127,1%.
No que diz respeito ao défice, aponta para uma redução de 0,4 pontos de PIB este ano, ligeiramente menos que os 0,5 pontos inscritos pelo Governo no Programa de Estabilidade.
Os valores surgem inscritos nas edições do World Economic Outlook, publicado a 18 de Abril, e do Fiscal Monitor, publicado a 19 de Abril, cujas previsões orçamentais para 2017 são um pouco mais pessimistas que as do Governo, em parte porque o ponto de partida e a previsão de crescimento para este são ligeiramente piores.