Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Défice do Estado até Abril ficou 300 milhões de euros abaixo do acordado com a troika

O valor foi revelado pelo ministro das Finanças esta tarde em conferência de imprensa, considerando que as medidas de incentivo ao investimento não vão colocar em causa as metas orçamentais.

  • 12
  • ...

Vítor Gaspar revelou esta tarde que o défice das administrações públicas situou-se em 2,407 mil milhões de euros nos primeiros quatro meses do ano, um valor que se encontra 300 milhões de euros abaixo do acordado com a troika, tendo já em conta as metas revistas no âmbito da sétima avaliação ao programa português.

 

Na conferência de imprensa para anunciar as medidas de incentivo ao investimento, Vítor Gaspar adiantou que o défice da administração central e da Segurança Social foi de 2.468,6 milhões de euros no mesmo período, “explicada pela redução relativamente ao previsto da evolução da despesa, sendo que a receita fiscal e contributiva está acima do que foi consensualizado”.

   

O ministro adiantou que a receita fiscal e contributiva também se situa acima dos valores acordados com a troika, embora a receita não fiscal apresente um comportamento “menos favorável”, o que “exige um cuidado especial nos próximos meses”.

 

O ministro das Finanças afirmou ainda que as medidas de incentivo ao investimento hoje anunciadas não colocam em causa as metas orçamentais. “Pelo contrário. É a nossa capacidade de assegurar a disciplina que nos permite entrar numa nova fase que nos permite dar prioridade à recuperação económica. Estas medidas são inteiramente compatíveis com o nosso programa” de ajustamento, assegurou.

 

A Direcção Geral do Orçamento (DGO) púbica esta tarde os dados da execução orçamental dos primeiros quatro meses do ano. 

 

(Correcção do segundo parágrafo: Défice foi de 2.468,6 milhões e não de 2.436 milhões de euros)

Ver comentários
Saber mais Défice do Estado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio