Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Défice cai em Maio mas continua acima dos valores de 2012

Execução orçamental de Maio foi positiva com ajuda das receitas fiscais, mas não evitou uma degradação da situação orçamental face ao ano anterior

Miguel Baltazar/Negócios
25 de Junho de 2013 às 15:43
  • 25
  • ...

Nos primeiros cinco meses do ano o défice das administrações públicas ascendeu a 1,7 mil milhões de euros, um valor cerca de 800 milhões de euros inferior ao registado até ao final de Abril, mostram valores da Direcção-geral do Orçamento (DGO), divulgados na síntese mensal de Execução Orçamental.  

Ainda assim, os dados divulgados pelo Ministério das Finanças para o conjunto da Administração Central e da Segurança Social (não considerando as regiões e as autarquias) revelam uma degradação da situação orçamental em relação ao ano passado.

“De Janeiro a Maio, o saldo da Administração Central e Segurança Social ascendeu a -1.913,1 milhões de euros (-1.720,8 milhões de euros até Maio de 2012)”, lê-se no boletim da DGO, onde justifica a evolução com os “encargos acrescidos com a reposição de um subsídio - com impacto nas pensões e abonos a cargo da Caixa Geral de Aposentações, I.P. e da Segurança Social e nas despesas com pessoal – e, por outro lado, com o aumento da despesa com o subsídio de desemprego”.

 

Um resultado pior foi evitado pelo desempenho positivo da receita, dizem os técnicos do Ministério das Finanças, que salientam o "desempenho positivo da receita, suportado, em particular, pelo crescimento da receita fiscal do Estado, designadamente, o crescimento dos impostos diretos em 21,8%, e das contribuições para sistemas de proteção social (+4,7%), bem como pela receita dos dividendos do Banco de Portugal".

 

O saldo das regiões e autarquias ajuda a explicar que o défice das Administrações Públicas seja menor que o da Administração Central e Segurança Social. "O valor acumulado do saldo até Maio situou-se em 174,9 milhões de euros, em resultado de um excedente de 192,6 milhões de euros na Administração Local e de um défice de 17,7 milhões de euros na Administração Regional", lê-se no boletim da DGO. Também aqui o resultado é pior que em 2012 quando, até Maio, o subsector tinha registado um excedente de 252 milhões de euros.

 

 

 

 

 

 

 

 



Ver comentários
Saber mais défice orçamental DGO execução orçamental
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio