Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívidas a fornecedores em atraso caem em Maio

A estabilização das dívidas em atraso é uma condição central imposta pela troika e foi violada em Abril. Este mês o valor caiu 82 milhões de euros para os 3 mil milhões de euros.

25 de Junho de 2013 às 18:04
  • ...

As dívidas a fornecedores em atraso há mais de 90 dias caíram 82 milhões de euros em Maio para os três mil milhões de euros, revelam dados da Direcção geral do orçamento divulgado esta semana, e que incluem ainda valores preliminares para as dívidas das empresas publicas.

Esta é uma evolução que contrasta com o acumular de dividas registado no mês anteriores e que tinha levado a um aumento de quase 150 milhões de euros em Abril. De acordo com o programa de ajustamento negociado com a troika este tipo de dívidas não pode aumentar.

A redução de 82 milhões de euros é explicada por evolução muito diferentes entre subsectores. As dívidas das autarquias caíram 74 milhões de euros – o que se explica em parte pelo programa de regularização de dívidas de que beneficiam – enquanto os hospitais públicos cortaram 33 milhões de euros. Já os hospitais EPE registam um aumento  das dividas em atraso de 42 milhões de euros revela a DGO.

 

Os valores da dívidas em atraso sofrem revisões significativas de um mês para o outro. Em Abril, o Governo dava conta de um aumento em dois meses consecutivos para valores superiores a 3.135 mil milhões de euros, um valor que agora foi revisto em baixa para 3.079 milhões de euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio