Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Zona Euro próxima de crescer 0,3% no primeiro trimestre

A estimativa rápida do índice PMI Composto para a Zona Euro indica que a actividade terá crescido para os 53,7 pontos em Março. Dado os números existentes, a economia da área do euro terá crescido 0,3% no primeiro trimestre.

Bloomberg
22 de Março de 2016 às 11:22
  • ...

A estimativa rápida [flash] do índice PMI Composto da Markit Economics – que mede a actividade empresarial e que agrega os dados dos serviços e da produção das empresas – para a Zona Euro indica que a actividade cresceu para os 53,7 pontos em Março, o valor mais elevado em três meses. Este indicador estava nos 53 pontos em Fevereiro. Uma leitura acima dos 50 pontos indica crescimento.

"Contudo, apesar do crescimento em Março, a leitura média do PMI para o primeiro trimestre é de 53,4 pontos, a tendência trimestral mais baixa durante um ano, sinalizando um ligeiro abrandamento no ritmo do crescimento económico", pode ler-se no comunicado divulgado pela Markit.

A estimativa rápida do índice PMI para a área dos serviços fixou-se nos 54 pontos em Março – acima dos 53,3 pontos registados em Fevereiro – o valor mais elevado em três meses. Já a estimativa do índice PMI para a produção na Zona Euro em Março é de 51,4 pontos, ligeiramente acima dos 51,2 pontos verificados em Fevereiro, e o valor mais elevado em dois meses.


Chris Williamson, economista-chefe da Markit, em comunicado, salienta que a "Zona Euro viu sinais renovados de vida no início da Primavera. O PMI de Março mostra um fim bem-vindo da tendência preocupante de abrandamento [económico], observado nos primeiros dois meses do ano, colocando a região no curso de uma expansão de 0,3% do PIB no primeiro trimestre".

"A economia alemã parece ter crescido 0,4% no primeiro trimestre mas a França continua próxima da estagnação apesar de observar um regresso do crescimento em Março", acrescentou.
  

A estimativa rápida do índice PMI Composto para a economia francesa mostra um crescimento de 51,1 pontos em Março – o valor mais elevado em cinco meses. Em Fevereiro, o índice PMI Composto para a França foi de 49,3 pontos. O índice da actividade dos serviços também registou, em Março e de acordo com a estimativa rápida, o valor mais elevado em cinco meses, fixando-se nos 51,2 pontos. Já no caso da actividade da produtiva francesa verificou-se um crescimento para os 50,8 pontos em Março – máximo de três meses.


No caso da Alemanha, os dados da Markit Economics, mostram que o índice PMI Composto fixou-se nos 54,1 pontos em Março – o mesmo valor registado em Fevereiro. A estimativa rápida para a área dos serviços é de 55,5 pontos em Março – ligeiramente acima dos 55,3 pontos registados no mês anterior. A estimativa do PMI para a produção situou-se nos 50,4 pontos – o valor mais baixo em 16 meses.

Confiança dos empresários alemães cresce

A confiança dos empresários alemães cresceu para um máximo de oito meses em Março, de acordo com o instituto económico alemão Ifo. Os dados desta instituição mostram que o índice de clima empresarial cresceu para os 107,9 pontos este mês, o valor mais elevado desde Julho de 2014, de acordo com Business Insider, que cita um comunicado do instituto Ifo.

 

Ver comentários
Saber mais Markit Economics Zona Euro PMI Chris Williamson França Alemanha instituto Ifo crescimento económico
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio