Notícia
Zona Euro entrou em 2018 com melhor crescimento em quase 12 anos
O crescimento da actividade dos serviços e indústria atingiu, neste mês de Janeiro, o ritmo mais acelerado desde Junho de 2006.
A economia da Zona Euro iniciou 2018 com o crescimento mais acelerado em quase 12 anos, acompanhado pelo maior aumento do emprego desde 2000, sinalizam os dados do Índice de Gestores de Compras (PMI), divulgados esta quarta-feira, 24 de Janeiro, pela IHS Markit.
A primeira leitura do PMI compósito para a Zona Euro – que mede a evolução da indústria e dos serviços – aponta para uma subida de 58,1 pontos, em Dezembro, para 58,6 pontos, em Janeiro, o que representa o valor mais elevado desde Junho de 2006 (leituras acima de 50 pontos indicam expansão, enquanto valores abaixo desta barreira sinalizam contracção).
"A Zona Euro teve um óptimo início de 2018, com a actividade das empresas a crescer a um ritmo que não se via há quase 12 anos", afirma Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit. "A aceleração do crescimento leva os dados para um território consistente com um crescimento económico muito forte de aproximadamente 1% no trimestre".
O crescimento mais acelerado do sector dos serviços desde Agosto de 2007 compensou um ligeiro abrandamento na evolução da indústria, num mês em que as duas maiores economias do euro – Alemanha e França - registaram desempenhos positivos.
Ainda que o crescimento na Alemanha tenha ficado ligeiramente abaixo do pico de Dezembro, o aumento do emprego e da pressão de preços atingiu máximos de quase sete anos.
"Com um início de ano tão forte, esperamos ver os economistas a melhorarem as suas estimativas para o crescimento e inflação na Zona Euro em 2018, e os responsáveis pela política monetária a defenderem uma política mais restritiva".