Notícia
Vai sair do euro? "Claro que não", garante Varoufakis
À chegada a Bruxelas, o ministro grego das Finanças foi muito parco em palavras mas assertivo. Antes esteve com Christine Lagarde. A directora-geral do FMI avisa que as negociações podem ser demoradas.
À chegada a Bruxelas, o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, foi muito parco em palavras mas assertivo. Questionado pelos jornalistas sobre se a Grécia iria sair do euro, respondeu: "Claro que não". Disse ainda estar "confiante de que vamos ter uma reunião muito construtiva".
Pouco antes, ainda antes de entrar para a reunião, Pierre Gramenge, ministro luxemburguês das Finanças, dizia aos jornalistas que a opção de ficar ou não no euro está nas mãos do Governo de Atenas. "Todas as opções estão abertas. O Governo grego diz que quer permanecer no euro, mas vamos ver que condições nos apresentam", respondeu aos jornalistas, que lhe perguntaram sobre a possibilidade de um "Grexit".
Sem excepção, todos os ministros que falaram aos jornalistas à chegada deste Eurogrupo extraordinário disseram esperar que o seu colega grego clarifique o que tem em mente. "Há muita incerteza" sobre o que pretende o novo Executivo em Atenas, resumiu o luxemburguês.
"Competentes e inteligentes", elogia Lagarde