Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vai sair do euro? "Claro que não", garante Varoufakis

À chegada a Bruxelas, o ministro grego das Finanças foi muito parco em palavras mas assertivo. Antes esteve com Christine Lagarde. A directora-geral do FMI avisa que as negociações podem ser demoradas.

11 de Fevereiro de 2015 às 17:13
  • ...

À chegada a Bruxelas, o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, foi muito parco em palavras mas assertivo. Questionado pelos jornalistas sobre se a Grécia iria sair do euro, respondeu: "Claro que não". Disse ainda estar "confiante de que vamos ter uma reunião muito construtiva".

 

Pela primeira vez, Varoufakis está cara a cara com todos os 18 ministros das Finanças do euro.
 

Pouco antes, ainda antes de entrar para a reunião, Pierre Gramenge, ministro luxemburguês das Finanças, dizia aos jornalistas que a opção de ficar ou não no euro está nas mãos do Governo de Atenas. "Todas as opções estão abertas. O Governo grego diz que quer permanecer no euro, mas vamos ver que condições nos apresentam", respondeu aos jornalistas, que lhe perguntaram sobre a possibilidade de um "Grexit".

 

Sem excepção, todos os ministros que falaram aos jornalistas à chegada deste Eurogrupo extraordinário disseram esperar que o seu colega grego clarifique o que tem em mente. "Há muita incerteza" sobre o que pretende o novo Executivo em Atenas, resumiu o luxemburguês.

 

"Competentes e inteligentes", elogia Lagarde

 

Christine Lagarde, directora-geral do FMI, está também na capital belga, assim como o presidente do BCE Mario Draghi, e esteve já reunida com o ministro grego. Sobre esse encontro, disse ter proporcionado uma "boa troca de impressões". "São pessoas competentes, inteligentes, que pensaram nos assuntos. Temos agora de nos sentar à mesa e iniciar um processo que levará o seu tempo".
 
Varoufakis promete apresentar esta tarde os planos do seu governo para a Grécia, que até agora têm divulgados de forma esparsa, com avanços e recuos e versões por vezes conflituantes, designadamente no que respeita às privatizações e ao enquadramento legal para um "novo" acordo com Bruxelas.
 

 

Ver comentários
Saber mais Bruxelas Yanis Varoufakis Pierre Gramenge Governo de Atenas Eurogrupo Mario Draghi Christine Lagarde
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio