Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Minuto-a-minuto: Quase um quarto dos empresários gregos pondera sair do país

Os bancos gregos reabriram portas nesta segunda-feira, após três semanas encerrados, mas os impactos na economia real prometem durar. A Europa libertou sete mil milhões de euros para Atenas, que não falhou ao BCE e já pôs em contas em dia com o FMI.

20 de Julho de 2015 às 09:24
  • 20
  • ...

21h50 - O governo de Alexis Tsipras não pretende antecipar eleições, porque o seu principal objectivo é finalizar o acordo com a União Europeia (sobre o novo empréstimo à Grécia, declarou Olga Yerovasili, porta-voz do Governo de Atenas, à agência grega de notícias, citada pela Lusa.

21h30 - As facturas da restauração já estão adaptadas ao novo IVA a 23%, como se pode ver neste exemplo. 

20h54 - A procuradora anticorrupção grega Eleni Raikou abriu hoje um processo penal contra três antigos membros do conselho de administração da agência de privatização (HRADF, na sigla em grego), entre os quais o director-geral, refere a Lusa. Três antigos quadros do conselho de peritos da agência também foram acusados de fraude.

 

O período em causa vai de Maio de 2013 a Maio de 2014. Em causa está a cessão de 28 edifícios públicos, ministérios incluídos, a filiais do banco grego Eurobank e do Banco Nacional da Grécia. O governo grego comprometeu-se a lutar contra a corrupção, no quadro do acordo assinado em 12 de Julho com os dirigentes da Zona Euro.


17h45
 - A Grécia já reembolsou o Banco Central Europeu em 4,2 mil milhões de euros, 3,5 mil milhões de euros de dívida emitida pelo Estado grego que atingiu a maturidade, ao qual acresce 690 milhões em juros. O mesmo foi confirmado por um porta-voz do BCE, que em comunicado afirmou: "O BCE confirma que [o valor] foi pago". 


17h03 - 
 Os controlos de capitais impostos pelo governo grego em 29 de Julho tornaram-se num fardo pesado para as empresas do país. Segundo o inquérito "Endeavour Greece", citado pelo jornal Kathimerini, quase um quarto (23%) das empresas inquiridas estão a pensar deslocalizar a sua actividade para o exterior. Mais de dois terços das 300 empresas inquiridas – 69% - relataram ainda uma "queda significativa no volume de negócios", tendo 11% respondido que foram forçadas a reduzir ou a suspender a produção devido à escassez de matérias-primas.
 
16h50 -
A ex-vice-ministra das Finanças, Nadia Valavani, braço direito de Yanis Varoufakis, está envolta na suspeita de que terá retirado benefício próprio de conhecer a data em que o seu ministro impôs controlos de capitais. Segundo relata o ABC, a sua mãe retirou 200 mil euros de uma conta do Banco Nacional da Grécia uma semana antes da imposição de controlos. Nadia Valavani não nega o levantamento, mas garante que a conta era gerida pela mãe e que o dinheiro resultou da venda de um pequeno hotel.

15h25 -
O porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou que a instituição recebeu das autoridades gregas o pagamento das dívidas em atraso e que ascendiam a cerca de dois mil milhões de euros.  "Como temos afirmado, o Fundo está pronto para continuar a ajudar a Grécia nos seus esforços para devolver a estabilidade financeira e o crescimento" ao país, lê-se num curto comunicado enviado às redacções.

13h22 - 
A bolsa grega não vai reabrir antes da votação do segundo conjunto de medidas de austeridade, agendada para esta quarta-feira, 22 de Julho. Segundo uma fonte citada pela Bloomberg, "no melhor dos cenários", a bolsa reabre esta quinta-feira.

Segundo a mesma fonte, responsáveis do banco central da Grécia, da Comissão do Mercado de Capitais grega e do ministério das Finanças estão a elaborar um decreto que permite isenções selectivas aos controlos de capital, que serão necessárias quando o mercado reabrir. 


11h40 - 
O empréstimo ponte concedido à Grécia, no montante de 7,16 mil milhões de euros, já foi enviado, revelou aos jornalistas a porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva. 


09h33 - 
A taxa de IVA aumentou na Grécia, uma medida que estava prevista no âmbito das negociações entre Atenas e os credores. Assim o IVA passou de 13% para 23% em produtos como óleos e azeites, cacau, vinagre, sal, flores, fertilizantes, entre outros, realça a Associated Press. Cafés e restaurantes também passam para a taxa máxima do IVA, bem como os táxis e os serviços fúnebres. Os preços dos transportes públicos ainda não aumentaram, mas isso deverá acontecer no início do próximo mês.

09h30 -
"Se o Governo grego implementar as políticas económicas, haverá a oportunidade de regressar ao crescimento económico relativamente depressa", afirmou Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, numa entrevista a uma estação de televisão da Letónia, citado pela Bloomberg.

09h27 -
Bolsa de capitais da Grécia continua fechada e assim continuará até haver ordens em contrário, revelou a Comissão do Mercado de Capitais grega, citada pela Bloomberg. A decisão foi anunciada pelo regulador de capitais, mas foi tomada pelo Ministério das Finanças.

09h08 - 
Atenas já terá dado ordem para pagar um total de 6,8 mil milhões de euros para pagar ao Banco Central europeu (BCE), Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco da Grécia e juros. A informação foi veiculada pela Bloomberg, que cita uma fonte oficial do Ministério das Finanças da Grécia, que falou sob condição de anonimato.

08h53 - Os bancos gregos reabriram as portas três semanas depois de terem fechado. As filas à porta dos bancos eram grandes no início da manhã. Os gregos aguardaram assim pela abertura de portas da banca, num dia em que continua a haver limitações nas operações que se podem realizar.

Ponto de situação 
Depois de o Parlamento grego ter aprovado as medidas de austeridade acordadas entre o Governo helénico e os credores, no final da semana passada foi a vez de vários Parlamentos, entre os quais o alemão, aprovarem o regresso às negociações com Atenas para que seja concedido o terceiro resgate.

Esta segunda-feira, 20 de Julho, os bancos já reabriram, após três semanas de fecho.
Ver comentários
Saber mais banca Grécia BCE FMI Atenas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio