Notícia
Lagarde afasta tratamento especial à Grécia
A directora-geral do FMI deixa o alerta ao Syriza que a Grécia tem que respeitar as regras da Zona Euro.
Christine Lagarde reagiu esta segunda-feira à vitória do Syriza nas eleições gregas, deixando o alerta que o país tem que respeitar as regras da Zona Euro e não pode reclamar um tratamento especial.
Em entrevista ao Le Monde, citada pela Reuters, a directora-geral do FMI assinalou que "há regras internas na Zona Euro que têm que ser respeitadas". Acrescentou que "não podemos criar categorias diferentes para diferentes países".
Lagarde acrescentou que a Grécia tem a necessidade de avançar com reformas estruturais chave, tais como na arrecadação de impostos. "Não é uma questão de medidas de austeridade, há reformas profundas que permanecem por fazer", alertou.
A vitória da força liderada por Alexis Tsipras foi superior à antecipada e ficou muito próxima da maioria absoluta (149 dos 151 assentos necessários) – o líder já anunciou que não vai entrar em ruptura com os credores da Grécia mas também lembrou que a Grécia está contra mais medidas de austeridade. O Syriza já conseguiu formar uma aliança com os Gregos Independentes (partida de direita nacionalista) para formar um governo de maioria e deverá toma posse já esta segunda-feira.