Notícia
Inflação na Zona Euro cai para 1,5% em Março
O crescimento dos preços na Zona Euro foi inferior ao esperado, em Março. A inflação fixou-se em 1,5%, quando as estimativas apontavam para 1,8%.
O crescimento dos preços na região da moeda única terá abrandado em Março, pela primeira vez em quase um ano, de acordo com os dados do Eurostat divulgados esta sexta-feira.
A estimativa rápida do gabinete estatístico da UE aponta para que a taxa de inflação tenha caído de 2%, em Fevereiro, para 1,5%, este mês, um valor abaixo das estimativas dos economistas que antecipavam uma taxa de 1,8%.
A desaceleração foi motivada sobretudo pela evolução dos preços da energia, cujo aumento caiu de 9,3% para 7,3%. Excluindo o efeito dos preços do petróleo e dos bens alimentares, a inflação desceu para 0,7% (0,9% em Fevereiro).
A subida da inflação, que chegou aos 2% no mês passado – o limite que o BCE estabelece para médio prazo como estabilidade dos preços – foi usada por muitos para defender uma retirada mais rápida dos estímulos do banco central.
No entanto, a autoridade monetária liderada por Mario Draghi não se mostrou convencida de que a Zona Euro esteja a assistir a uma subida sustentada dos preços, nomeadamente pelo facto de a inflação subjacente se manter baixa.
Alemanha e Espanha já haviam prenunciado ontem esta travagem no aumento dos preços. Na maior economia europeia, a inflação desceu de 2,2%, em Fevereiro, para 1,5%, em Março, ao passo que em Espanha, a inflação recuou de 3% para 2,3%.
(Notícia actualizada às 10:30)