Notícia
Empresas no Reino Unido mais optimistas com a economia
As empresas no Reino Unido estão mais optimistas para 2013, depois de um ano marcado por tensões na Zona Euro, relacionadas com a crise da dívida, de acordo com um inquérito realizado a vários directores financeiros.
Cerca de 40% dos directores financeiros das maiores empresas britânicas prevêem que haja uma hipótese da economia voltar a entrar em recessão, menos 3% aquando do primeiro inquérito, segundo a Deloitte. Também a percentagem de executivos que acredita que a economia irá melhorar aumentou.
É expectável que a economia britânica cresça este ano, prevê a agência Bloomberg com base num inquérito realizado a diversos economistas no mês passado. Ainda assim, alguns sectores como a construção registaram os níveis mais baixos pelo sexto mês consecutivo, enublando as perspectivas económicas.
“A confiança voltou, mas a percepção da incerteza económica e financeira continua, e os directores financeiros continuam preocupados com a debilidade da Zona Euro e da economia britânica”, afirmou Ian Stewart, economista chefe da Deloitte.
A proporção de directores financeiros que acredita que um ou mais países vão deixar a Zona Euro caiu de 27% para 22%, a percentagem mais baixa desde que esta questão foi colocada, de acordo com a Deloitte.
Cerca de 30% dos executivos acredita que a economia vai melhorar, comparativamente com 2012. Este número revela um aumento de 7% face ao último inquérito.