Notícia
Confiança económica na Zona Euro caiu inesperadamente em Abril
Indicador de sentimento económico na Zona Euro caiu, em Abril, pressionado sobretudo pela queda da confiança nos sectores da construção e dos serviços.
A confiança económica na Zona Euro caiu inesperadamente, em Abril, apesar do forte aumento da confiança dos consumidores, mostram os dados revelados esta terça-feira, 29 de Abril, pela Comissão Europeia.
O indicador de sentimento económico baixou para os 102 pontos, uma queda de 0,5 pontos em relação ao mês anterior. Os analistas esperavam que este índice, que mede o sentimento entre empresários e consumidores, subisse para os 102,9 pontos.
“A ligeira diminuição no sentimento deve-se, principalmente, a uma deterioração da confiança nos serviços e construção, que são os dois sectores onde a confiança continua abaixo da sua média de longo prazo”, explica nota da Comissão, citada pela Bloomberg.
Esta queda vem na sequência de uma onda de confiança no mês anterior, quando o índice registou a maior subida em cinco anos, tendo atingido os 102,5 pontos. No entanto, a Comissão Europeia salienta que a confiança dos consumidores subiu 0,7 pontos graças às “perspectivas mais positivas dos consumidores em relação à situação económica, em geral, e ao nível do desemprego no futuro”.
Entre as maiores economias da Zona Euro, o indicador de sentimento económico caiu nos Países Baixos, Espanha e Alemanha, permaneceu relativamente estável em França e aumentou ligeiramente em Itália.