Notícia
Cazeneuve é o novo primeiro-ministro de França
O até aqui ministro do Interior de França vai substituir Manuel Valls no cargo de primeiro-ministro depois de este se ter demitido para concorrer às presidenciais.
Bernard Cazeneuve, até aqui ministro do Interior do Governo francês, foi nomeado primeiro-ministro esta terça-feira, 6 de Dezembro, pelo presidente François Hollande.
"Manuel Valls apresentou a demissão Go governo ao Presidente da República, que a aceitou. O Presidente da República nomeou Bernard Cazeneuve como primeiro-ministro e pediu-lhe para formar o novo Governo" informou o Eliseu, num comunicado citado pelo Le Point.
Cazeneuve, de 53 anos, substitui, desta forma, Manuel Valls, que se demitiu do cargo, na segunda-feira, para entrar na corrida à Presidência. Valls era primeiro-ministro desde Março de 2014, depois de, também ele, ter tido a pasta do Interior.
"Sim, sou candidato à Presidência da República", afirmou Valls num discurso realizado ontem. "Chegou a hora de ir mais longe no meu compromisso. O sentido de Estado faz-me considerar que eu não posso ser primeiro-ministro, enquanto candidato. Deixo as minhas funções amanhã, porque quero ter toda a liberdade para propor um caminho a França".
"Espero" que esta candidatura leve "a esquerda até à vitória". "Mobilizem-se. Sejam muitos [a votar] no mês de Janeiro. Vou fazer com que ganhe tudo aquilo que nos une", acrescentou, citado pelo Le Fígaro.
Manuel Valls anunciou assim a sua candidatura, depois de François Hollande se ter afastado de uma nova eleição.
Valls vai concorrer às primárias em Janeiro e, se conseguir ser eleito, deverá enfrentar François Fillon, do Partido dos Republicanos, e Marine Le Pen, da Frente Nacional. As eleições presidenciais de França estão agendadas para Abril (primeira volta) e Maio (segunda volta) do próximo ano.