Notícia
Valls avança com candidatura à Presidência de França
"Chegou a hora de ir mais longe no meu compromisso", foi assim que o actual primeiro-ministro francês oficializou a candidatura à Presidência da República. Manuel Valls suspende o exercício de funções a partir de amanhã.
"Sim, sou candidato à Presidência da República, afirmou Valls num discurso realizado esta segunda-feira, 5 de Dezembro, realçando que quer unir a esquerda, de acordo com a Reuters.
"Chegou a hora de ir mais longe no meu compromisso. O sentido do Estado faz-me considerar que eu não posso ser primeiro-ministro, enquanto candidato. Deixo as minhas funções amanhã, porque quero ter toda a liberdade para propor um caminho a França", afirmou o responsável, citado pelo Le Fígaro.
"Espero" que esta candidatura leve "a esquerda até à vitória". "Mobilizem-se. Sejam muitos [a votar] no mês de Janeiro. Vou fazer com que ganhe tudo aquilo que nos une."
"Quero dar tudo a França", realçou, citado pelo New York Times, acrescentando que vai abandonar a função de primeiro-ministro a partir de terça-feira para se poder focar nas eleições presidenciais.
Manuel Valls anunciou assim a sua candidatura, depois de François Hollande ter-se afastado de uma nova eleição.
Valls vai assim debater as primárias em Janeiro e, se conseguir ser eleito, deverá enfrentar François Fillon, do Partido dos Republicanos, e Marine Le Pen, da Frente Nacional. As eleições presidenciais de França estão agendadas para Abril (primeira volta) e Maio (segunda volta) do próximo ano.