Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bersani propõe Romano Prodi para Presidente

O Partido Democrata (PD) italiano, de Pier Luigi Bersani, propôs hoje o antigo primeiro-ministro Romano Prodi ao cargo de Presidente da República, suscitando reacções negativas da direita de Silvio Berlusconi.

Bloomberg
19 de Abril de 2013 às 10:19
  • ...

"A proposta de Pier Luigi Bersani de apresentar Romano Prodi como candidato ao Quirinale", sede da presidência italiana, "foi aprovada esta manhã por unanimidade pelos grandes eleitores do PD", indicou a formação na página electrónica.

 

Bersani estabeleceu um acordo com a direita de Silvio Berlusconi para eleger o ex-sindicalista Franco Marini, mas o candidato só obteve 521 votos dos grandes eleitores, na primeira volta, na quinta-feira.

 

Para ser eleito, Marini precisava de 672 votos, ou dois terços de 1.007.   

 

Perante esta derrota e as divisões no partido, desencadeadas pela candidatura de Marini, o líder da esquerda decidiu propor Prodi.

 

A proposta não agradou à direita, uma vez que Prodi foi o único dirigente de esquerda a derrotar, por duas vezes, Silvio Berlusconi em eleições legislativas.

 

"É uma escolha que divide", "é uma escolha de ruptura", "em 24 horas, o PD mudou radicalmente de orientação", "a escolha de Prodi é infligir um ferimento em milhões de italianos", foram algumas das reacções dos principais dirigentes do Povo da Liberdade (PDL), o partido de Berlusconi.

 

O PD, que, na quinta-feira, observadores consideraram estar à beira do fim, com a revolta do influente presidente da câmara de Florença, Matteo Rinzi, e dos jovens quadros do partido, saudou com uma "ovação em pé" a escolha de Prodi.

 

A maioria necessária na terceira volta ainda é de dois terços dos votos, mas na quarta votação a maioria absoluta, ou 504 votos, é suficiente para eleger um candidato.

 

O parlamento italiano retomou às 09:00 (hora em Lisboa) as operações de voto para a terceira volta do escrutínio presidencial.

Ver comentários
Saber mais Prodi Itália Marini
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio