Notícia
BCE mantém aberta linha de liquidez para os bancos gregos
O BCE manteve a linha de emergência aberta para os bancos gregos. Mas não reforçou o montante. Continua aos níveis de sexta-feira.
É oficial. O BCE manteve a linha de emergência aberta para os bancos gregos. Mas não a aumentou. Pelo que os bancos na segunda-feira, 29 de Junho, ainda terão acesso a liquidez.
A decisão foi revelada em comunicado.
"Dadas as actuais circunstâncias, o Conselho de Governadores decidiu manter o tecto da linha de emergência aos bancos gregos no nível decidido na sexta-feira (26 de Junho)", lê-se no comunicado. Ainda assim garante que o Conselho está pronto a reconsiderar a decisão. A linha está nos 89 mil milhões de euros.
"Continuamos a trabalhar com o Banco Grego e apoiamos fortemente o compromisso dos Estados-membros em tomarem medidas para responder às fragilidades das economias da Zona Euro".
Yannis Stournaras, Governor do Banco central da Grécia, declarou ainda que a instituição "tomará as medidas necessárias para assegurar a estabilidade financeira para os cidadãos gregos nestes momentos difíceis".
O Conselho de Governadores diz estar a monitorizar de perto a situação. "O Conselho de Governadores está determinado a usar todos os instrumentos disponíveis dentro do seu mandato".
Face ao desenrolar dos acontecimentos, os gregos têm, durante o fim-de-semana, retirado dinheiro dos bancos, através de multibancos. O Governo grego está contra qualquer imposição de controlo de capitais.
.
(Notícia actualizada com mais informação)