Notícia
Abrandamento da economia mundial penaliza Alemanha
As encomendas às fábricas na Alemanha recuaram inesperadamente em Fevereiro, sinalizando que as exportações da maior economia europeia estão a ser penalizadas pelo abrandamento da economia mundial.
As encomendas às fábricas na Alemanha desceram 1,2% em Fevereiro, face ao mês anterior. Os dados anunciados pelo Governo alemão contrariam as expectativas dos economistas contactados pela Bloomberg, que apontavam para um crescimento de 0,3%.
Esta evolução nas encomendas à indústria alemã reflecte o impacto do abrandamento de várias economias mundiais, como a China e outros mercados emergentes, que estão a comprar menos produtos e serviços à Alemanha.
"Os dados das encomendas hoje conhecidos evidenciam que a indústria alemã está à tona de água e a ser penalizada por um abrandamento da economia global", comentou à Bloomberg Carsten Brzeski, economista do ING Diba.
A nível interno, a economia alemã tem dado sinais positivos, com os índices de confiança em alta e o consumo privado a subir. Contudo, as exportações têm evoluído de forma desfavorável.
As encomendas às fábricas alemãs oriundas de fora da Alemanha caíram 2,7% em Fevereiro.