Notícia
UE abre fronteiras a 15 países a partir de 1 de julho. EUA de fora
Fora da lista ficaram países como os Estados Unidos e o Brasil.
A União Europeia vai reabrir as suas fronteiras a um conjunto de 15 países a partir de 1 de julho. A lista foi revelada esta terça-feira, 30 de junho, e não inclui os Estados Unidos e o Brasil, pelo que os cidadãos destes países continuarão proibidos de entrar na UE, devido à pandemia da covid-19.
A lista inclui a Austrália, Canadá, Japão, Marrocos, Coreia do Sul, Argélia, Geórgia, Montenegro, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Tailândia, Tunísia e Uruguai.
No rol está também a China, na condição de Pequim também reabrir as fronteiras aos cidadãos da UE.
No que respeita aos Estados Unidos, a decisão da UE, que será reavaliada a cada duas semanas, assinala que as restrições aos viajantes daquele país não serão levantadas até que as autoridades norte-americanas controlem o surto da covid-19.
"Agradecemos a transparência e esforços conjuntos dos nossos parceiros e aliados europeus para combater esta pandemia, e estamos empenhados em coordenar-nos com eles, no sentido de reabrir as nossas economias e aliviar as restrições ", refere uma declaração da missão dos EUA na UE, citada pela Bloomberg.
O julgamento da UE, que não é vinculativo para os Estados-membros, recomenda que só possam entrar no bloco visitantes de países onde o número médio de infeções por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas seja semelhante ou inferior ao nível da UE e onde os novos casos estejam em queda.