Notícia
Theresa May envia cartas às maiores empresas britânicas pedindo que elogiem Brexit
A primeira-ministra britânica enviou cartas às maiores empresas do país para que os seus executivos de topo assinarem, louvando a estratégia do seu governo para a saída da União Europeia, avança a Bloomberg.
Theresa May enviou aos executivos de topo das maiores empresas do Reino Unido uma carta onde é elogiado o plano do seu governo para o divórcio com a União Europeia – o chamado Brexit, refere a Bloomberg depois de ter tido acesso a uma dessas missivas.
A carta, que deverá ser publicada num jornal britânico, diz que a ‘Great’ Repeal Bill do governo [uma lei especial para transpor automaticamente o máximo de normas europeias para o direito britânico], que será debatida esta quinta-feira no Parlamento, marcará o início de um programa em matéria de legislação para preparar o Reino Unido para uma vida fora da União Europeia, refere a mesma fonte.
O canal de TV Sky News, que foi a primeira entidade empresarial a anunciar ter recebido a carta, sublinhou que os directores da empresa de media manifestaram a sua incredulidade por verem que lhes estavam a ser pedidas as suas assinaturas.
"Esta é uma boa altura para as entidades patronais trabalharem com o Governo e com o Parlamento no sentido de fazer do Brexit um êxito e assegurar um futuro brilhante para o nosso país", diz a referida carta.
A mesma missiva também se congratula com o compromisso do Executivo de May na garantia de um período de transição "para que as empresas possam certificar-se de que estão prontas a adaptar-se à mudança de relações e a prosperar sob a égide da nova parceria que vai ser criada com a UE".
May, recorda a Bloomberg, está a tentar obter apoios para o seu programa do Brexit, numa altura em que as conversações sobre os moldes da saída do bloco europeu se mantêm num impasse e depois de o principal partido da oposição, o trabalhista, ter optado por uma postura de maior confronto para com a estratégia do Governo.
A este propósito, David Davis, o ministro britânico encarregue das negociações de saída da União Europeia (Brexit), responde esta quinta-feira a perguntas dos deputados da Câmara dos Comuns sobre o estado das conversações em torno do divórcio com a UE.
Esta carta enviada pelo gabinete de Theresa May foi conhecida um dia depois de o jornal The Guardian ter conseguido obter um documento do Executivo britânico relativo às propostas sobre a imigração – onde se estabelecem medidas para restringir a imigração de cidadãos da UE e se dá prioridade aos trabalhadores britânicos para ocuparem postos de trabalho.
The Great Repeal Bill
Em que consiste a chamada ‘Great’ Repeal Bill [ou lei sobre a saída da UE]? Essencialmente, esta proposta de lei visa acabar com a supremacia jurídica da União Europeia sobre o Reino Unido, convertendo todas as exigências comunitárias em legislação britânica assim que o país deixe o bloco europeu.
"A Great Repeal Bill anualará instantaneamente a Lei das Comunidades Europeias de 1972, que confere à legislação da UE efeito imediato no Reino Unido, e dará ao Parlamento o poder de absorver partes da legislação comunitária para a legislação britânica e retirar os elementos que não se deseje manter", explicava recentemente o The Independent.
E isso incluirá o poder para alterar leis, recorrendo a legislação paralela, enquanto prosseguirem as negociações com os seus parceiros.
(notícia actualizada às 23:50)