Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Schäuble: Portugal conseguiu um "grande sucesso"

O ministro das Finanças alemão  diz que Portugal "aplicou reformas necessárias e importantes para superar a crise" e "conseguiu progressos impressionantes".

Reuters
Negócios 22 de Julho de 2017 às 12:03
  • 16
  • ...

"Portugal conseguiu progressos impressionantes. No âmbito do programa de assistência europeu, aplicou reformas necessárias e importantes para superar a crise. Reduziu-se o défice orçamental, a economia voltou a crescer, mais pessoas encontraram trabalho. Isso é um grande sucesso de que os portugueses se podem orgulhar".

 

A frase é de Wolfgang Schäuble, que em entrevista ao Expresso diz que é importante Portugal manter o rumo.

 

Para o ministro das finanças alemão, este sucesso mostra também que "a política de estabilização europeia funciona", pois os países que receberam ajuda "têm um crescimento acima da média".  Elogia também a solidariedade europeia, que permite que Portugal esteja a reembolsar antecipadamente ao FMI ao mesmo tempo que beneficia das condições favoráveis de financiamento do Mecanismo Europeu de Estabilização (MEE).

 

Sobre os alertas que deixou no passado, acerda da possibilidade de Portugal necessitar de um novo progama de assistência, o ministro alemão afirma que "tento sempre ponderar a escolha das minhas palavras", daí ter "alertado repetidas vezes para as consequências negativas do abandono de políticas orçamentais e de reformas sólidas".

 

A mudança de posição de Schäuble sobre o Governo português ficou evidente quando o ministro alemão classificou Mário Centeno de o "Ronaldo do Ecofin". Elogiando o "bom trabalho de Vítor Gaspar", Schauble não menciona Maria Luís e afirma ter uma colaboração "estreita e produtiva" com o actual ministro das Finanças português.

 

Assinalando que o que conta são os resultados, o ministro alemão salienta que "Portugal tomou uma série de medidas para diminuir a despesa pública e melhorar as condições do seu quadro económico, estabelecendo a base para a recuperação da economia e a criação de emprego. É exactamente isso que se pretende alcançar através do programa de assistência".

Ver comentários
Saber mais Wolfgang Schäuble MEE FMI POrtugal Mário Centeno
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio