Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Reino Unido substitui comissário europeu

O novo comissário, Julian King, passou pela embaixada do Reino Unido em Lisboa e chefiava até agora a de Paris. Substitui Jonathan Hill, que se demitiu do cargo depois do referendo do Brexit.

DR
Negócios 08 de Julho de 2016 às 12:21
  • ...

O Governo de David Cameron anunciou esta sexta-feira, 8 de Julho, a nomeação do até aqui embaixador do Reino Unido em França, Julian King, para o cargo de comissário europeu deixado vago por Jonathan Hill na sequência do referendo que decidiu a saída daquele país da União Europeia.

 

A notícia é avançada pela Reuters, que cita uma porta-voz do número 10 de Downing Street. Jonathan Hill, comissário com a pasta da Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e da União dos Mercados de Capitais, tinha anunciado a saída dois dias depois do referendo, mostrando-se "desiludido" com o resultado da consulta popular.

 

Aquando da sua saída, as competências sob alçada de Hill passaram para as mãos de Valdis Dombrovskis, o comissário com a pasta do Euro e do Diálogo Social. Desde logo o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, mostrou-se disponível para uma substituição e atribuição de novas pastas ao comissário que viesse a ser indicado por Londres.

Contudo, fontes europeias não identificadas e citadas pela Reuters referem que pode haver resistência em Bruxelas à nomeação de King, como forma de pressão para que o Reino Unido active o artigo 50 do Tratado de Lisboa. Cameron tem defendido que seja o próximo Governo - a designar no Outono - a ligar este "interruptor" que dá início às negociações para a saída da União Europeia, que deverão demorar cerca de dois anos.

 

"Sir Julian King é um diplomata experiente, tem particular domínio dos assuntos europeus e o primeiro-ministro pensa que será um forte contributo para a Comissão", afirmou a porta-voz de Cameron.  

O proposto novo comissário deverá ser entrevistado já esta segunda-feira pelo presidente da Comissão para avaliar as suas qualificações para o cargo.

 

Julian King foi nomeado embaixador em Paris em 1 de Fevereiro passado. Na sua carreira diplomática chefiou a embaixada da Irlanda e passou pelas de Bruxelas, Nova Iorque, Paris, Luxemburgo, Haia, além de Lisboa. Entre 2008 e 2009 esteve na Comissão Europeia, onde trabalhou com o comissário britânico da altura. Jonathan Hill estava no executivo de Juncker desde 2014.

Ver comentários
Saber mais França União Europeia Jonathan Hill Julian King Reino Unido relações internacionais diplomacia política brexit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio