Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal recebe 2,1 mil milhões do BEI. Plano da Águas de Portugal garante 420 milhões

Estão definidos os montantes que cada Estado-membro da UE vai receber no âmbito do Plano Juncker para o crescimento. Portugal é o quarto país que recebe mais face ao PIB, beneficiando de um investimento do BEI de 2,1 mil milhões de euros que poderá espoletar investimentos superiores a 6 mil milhões.

Paulo Vaz Henriques/Lusa
11 de Maio de 2018 às 12:50
  • ...

Portugal vai ser o quarto maior beneficiário, em função do produto interno bruto (PIB), do montante disponibilizado pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), conhecido como Plano Juncker para o crescimento.

De acordo com a Comissão Europeia, o financiamento aprovado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) para Portugal é de 2,106 mil milhões de euros, podendo este alavancar um investimento total que se cifra em 6,053 mil milhões de euros.

A instituição liderada por Jean-Claude Juncker salienta que o objectivo passa por desencadear investimentos no valor de 283,7 mil milhões de euros relacionados com projectos já aprovados pelo FEIE.

A Grécia é o país que mais recebe com mais de 2,4 mil milhões de euros já aprovados pelo BEI para alavancar um investimento superior a 9,2 mil milhões.

 


Projecto da Águas de Portugal lidera investimentos

Há 18 projectos já aprovados, sendo que destes apenas 16 receberam já autorização para execução (podem, ou não, estar já a ser executados), havendo ainda cinco projectos pré-aprovados.

O projecto da Águas de Portugal (2014-20) que, entre outros objectivos, visa melhorar a qualidade da água e das infra-estruturas de abastecimento, é o maior em termos de financiamento do BEI (420 milhões de euros) e de investimento alavancado (727 milhões de euros), tendo já recebido a primeira tranche no valor de 220 milhões de euros. A expectativa é que durante a execução do projecto sejam criados mais de 7 mil postos de trabalho.

Há ainda dois projectos relacionados com a regeneração da capital. O plano de "regeneração urbana da cidade" de Lisboa vai desencadear um investimento global de 300 milhões de euros e será financiado pelo BEI em 70 milhões euros.

Em paralelo, o projecto de regeneração das condições térmicas das casas lisboetas (incluiu casas novas e recuperação de habitações) vai ser financiado pelo FEIE em 100 milhões de euros e originar um investimento global de 523 milhões de euros.

No âmbito deste plano, a autarquia liderada por Fernando Medina já recebeu a primeira fatia do financiamento ao abrigo do Plano Juncker no valor de 103 milhões de euros.

Outro projecto apoiado é o
 novo campus da Universidade Nova de Lisboa, que está a ser construído em Carcavelos, e que recebe 16 milhões de euros para a construção da infra-estrutura, num investimento que ascenderá a um total de 47 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Portugal BEI FEIE Plano Juncker Comissão Europeia Fernando Medina UE Águas de Portugal Universidade Nova de Lisboa Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio