Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é o quinto país da UE com mais pessoas sem dinheiro para aquecer a casa

19% dos portugueses não tem dinheiro para aquecer a casa. Portugal regista a quinta maior percentagem da União Europeia, segundo os dados do Eurostat.

Carlos Ferreira/Cofina
06 de Janeiro de 2020 às 10:19
  • ...
19,4% dos portugueses diz não ter capacidade financeira para pagar os custos relacionados com o aquecimento adequado da sua habitação. Isto significa que quase um em cada cinco portugueses não tem dinheiro para aquecer a casa.

Esta é a quinta maior percentagem da União Europeia cuja média era de 7% em 2018, segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 6 de janeiro, pelo Eurostat. A média atingiu um pico em 2012 (11%) e tem vindo a cair desde então.

Apenas na Bulgária (34%), Lituânia (28%), Grécia (23%) e no Chipre (22%) é que há uma maior percentagem de cidadãos que não consegue pagar o aquecimento.

Ainda assim, Portugal melhorou ligeiramente face a 2017, ano em que a percentagem de portugueses que não consiga aquecer a casa por motivos financeiros estava nos 20,2%. 

Além disso, apesar de Portugal estar nos lugares cimeiros no ranking da UE, verifica-se uma melhoria significativa neste indicador. Há cerca de uma década, 40% dos portugueses dizia que não tinha capacidade para pagar o aquecimento, mais do dobro da percentagem atual.

No fundo da tabela estão os países nórdicos. Na Áustria apenas 1,6% dos cidadãos não consegue pagar o aquecimento. Na Finlândia essa percentagem é de 1,7% e no Luxemburgo de 2,1%.

O mapa construído pelo Eurostat mostra que, com a exceção da Lituânia, é nos países do sul da Europa que os cidadãos não conseguem pagar o aquecimento adequado.

Estes dados resultam de um inquérito anual sobre o rendimento e as condições de vida dos cidadãos europeus.
Ver comentários
Saber mais Portugal Eurostat União Europeia casa aquecimento frio inverno
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio