Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Londres conta accionar pedido para sair da UE no início de 2017

"Estamos a discutir com os nossos amigos e parceiros europeus na expectativa de enviar a carta do artigo 50.º no início do próximo ano", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico.

Toby Melville/Reuters
22 de Setembro de 2016 às 20:50
  • 2
  • ...

O chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, afirmou hoje que o Reino Unido conta accionar no início de 2017 o artigo 50.º, que desencadeia formalmente o processo de negociação da saída daquele país da União Europeia (UE). 

 

"Estamos a discutir com os nossos amigos e parceiros europeus na expectativa de enviar a carta do artigo 50.º no início do próximo ano", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico em declarações ao canal de notícias britânico Sky News a partir de Nova Iorque.   

 

A primeira-ministra britânica, Theresa May, tem afirmado por diversas ocasiões que o seu país não accionará este artigo antes do final de 2016. 

 

O accionamento deste artigo é condição prévia ao início das conversações entre Londres e a UE sobre a sua futura relação com os restantes 27 Estados-membros, e que devem prolongar-se durante dois anos. 

 

Mas Johnson, que foi um dos arautos do Brexit, considera que dois anos não serão forçosamente necessários.

 

"Na nossa carta vamos expor certos parâmetros sobre a forma como pretendemos avançar", precisou nas declarações à Sky News, para acrescentar: "Não penso que tenhamos necessidade de dois anos completos, mas vamos aguardar para ver o que se vai passar".

 

Num referendo realizado a 23 de Junho deste ano, 51,9% dos eleitores britânicos votaram a favor da saída do Reino Unido do bloco comunitário, processo que ficou conhecido como 'Brexit'.

 

      

    

 

Ver comentários
Saber mais Boris Johnson União Europeia Nova Iorque Theresa May Londres
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio