Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos consumidores da Zona Euro em máximos do ano

As expectativas dos cidadãos em relação à economia reforçaram-se este mês e saíram melhor que o esperado, apesar dos efeitos do Brexit e das incertezas resultantes da eleição de Donald Trump para Presidente dos EUA.

22 de Novembro de 2016 às 16:03
  • ...

Os níveis de confiança dos consumidores dos 19 Estados-membros da moeda única europeia aumentaram em Novembro para o nível mais alto desde o início do ano, batendo as expectativas dos analistas.

Os dados da primeira leitura, divulgados esta terça-feira 22 de Novembro pela Comissão Europeia, apontam para que o indicador tenha ficado nos -6,1 pontos face a Outubro, uma recuperação de 1,9 pontos, quando os analistas esperavam uma queda para -7,8.

O crescimento também se verificou na União Europeia, mas em menor extensão: uma melhoria de 0,7 pontos para os -5,8 pontos, num ano que está a ser marcado por acontecimentos que aumentam as incertezas a nível geopolítico, como a saída do Reino Unido da União Europeia ou a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos.

O ano que vem poderá acrescentar ainda mais elementos a este enquadramento, com eleições em França e na Alemanha – onde podem emergir forças populistas para a linha de poder. Já em 2016, no mês que vem, o referendo à reforma constitucional em Itália pode, dependendo do resultado, vir a desencadear eleições antecipadas.

Para Howard Archer, do IHS, citado pelo Financial Times, os números deste mês sugerem que a Zona Euro "está no caminho para um crescimento reforçado do PIB no quarto trimestre", esperando que a economia dos 19 países membros aumente 0,4% no final do ano. No terceiro trimestre, o crescimento foi de 0,3%.

Perante a fraqueza da inflação, especula-se que o Banco Central Europeu, na sua reunião de Dezembro, possa vir a prolongar para lá de Março de 2017 (prazo em que terminaria) o seu programa de compra de dívida para sustentar a recuperação da economia da Zona Euro.

Os números definitivos da confiança dos consumidores relativos a Novembro serão publicados dentro de uma semana, no dia 29.

Ver comentários
Saber mais União Europeia Comissão Europeia Estados Unidos França Alemanha Itália Banco Central Europeu política macroeconomia economia (geral) economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio