Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da República: “Europa não estava preparada” para consequências da guerra

O Presidente da República destacou que a “Europa não estava preparada” para as consequências de uma guerra, num momento em que ainda estava a recuperar da crise trazida pela pandemia de covid-19.

Sérgio Azenha/Lusa
15 de Março de 2022 às 13:14
  • 12
  • ...

Marcelo Rebelo de Sousa abordou o tema da subida de preços e também a escalada da energia, tendo em conta o cenário de uma guerra na Europa. Em declarações à imprensa a partir do Palácio de Belém, transmitidas pelas estações televisivas, o Presidente da República destacou que a "Europa não estava preparada" para as consequências desta guerra.


Nesse sentido, refere que "é como a pandemia - ninguém estava preparado para esta guerra. Era um cenário, uma hipótese. Para as consequências a Europa não estava preparada", destacou, alertando para a incerteza trazida pelo conflito.


"Quer na energia, quer no funcionamento dos mercados, ainda se estava a fazer a recuperação", nota, referindo-se à recuperação após a crise trazida pela pandemia de covid-19. 


Especificamente sobre a energia, Marcelo Rebelo de Sousa notou que "há que encontrar substitutos" para "aquilo que tem de ser substituído", referindo que "felizmente" Portugal não tem grande exposição à Rússia. 


Nesse sentido, Marcelo Rebelo de Sousa destacou que esta é uma situação que "acontece em vários setores" e que acarreta dificuldade, já que "envolve muitos países, todos a ver onde é que vão comprar aquele produto energético."


Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que a "Europa está certamente neste momento a ver dentro das possibilidades como é que é possível ir acompanhando a realidade". E, desta forma, frisou que "a resposta tem de ir acompanhando os problemas", que "vão mudando a um ritmo muito acelerado". 

Ver comentários
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa guerra energia Ucrânia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio