Notícia
Interfax: Rússia quer exigir que países “hostis” paguem gás natural em rublos
A informação é avançada pela agência Interfax, que indica que Vladimir Putin poderá pedir aos países vistos como “hostis” para fazerem o pagamento de gás natural russo em rublos.
A Rússia poderá obrigar a que os países que considera serem "hostis" façam o pagamento do gás natural russo recorrendo a rublos. Esta informação é avançada pela agência russa Interfax. A agência refere que a informação foi avançada por Vladimir Putin, o Presidente da Rússia.
Neste momento, a lista de países vistos pela Rússia como pouco amigáveis incluirá os Estados Unidos, Reino Unido e também os Estados-membros da União Europeia. Afinal, todos estes países têm sido bastante críticos da invasão feita pela Rússia à Ucrânia.
A agência Bloomberg cita a Interfax, referindo que Putin já terá pedido ao banco central do país para determinar um sistema que permita estes pagamentos na moeda russa. E, ainda segundo a mesma fonte, a Rússia está interessada em cumprir com os volumes contratados, mas apenas mudará a forma de pagamento.
A Rússia é um dos principais fornecedores de gás natural ao mercado europeu. Se ainda antes de o conflito arrancar, os preços do gás natural já disparavam nos mercados, tendo em conta que só a hipótese de um conflito já gerava receios, o início da invasão marcou uma nova escalada nos preços. O "benchmark" do gás natural em Amesterdão chegou a negociar nos 227 euros por MW/h a 7 de março, já depois de o conflito começar.
O rublo, a moeda russa, tem sofrido fortes desvalorizações contra divisas como o dólar ou o euro desde que a invasão à Ucrânia começou. Desde dia 24 de fevereiro, o rublo já desvalorizou 15% face ao dólar e 16,5% contra o euro. Na sessão desta quarta-feira o rublo está a recuperar, tanto perante o dólar como face ao euro, a avançar 3,99% e 5,81%, respetivamente.
Ainda assim, são precisos 100,98 rublos para obter um dólar. A diferença é ainda maior face ao euro, sendo precisos 109,89 rublos para um euro.