Notícia
Ursula von der Leyen: "Precisamos de um crescimento que dá mais ao planeta do que tira"
A presidente da Comissão Europeia está em Portugal para apresentar, juntamente com o primeiro-ministro, as prioridades dos planos de recuperação e resiliência europeu e português.
Num discurso carregado de alusões à história portuguesa, Ursula von der Leyen frisou que "o passado e o presente de Lisboa e de Portugal podem ser um guia para o futuro". A presidente elogiou o país por produzir "energia limpa" e por ser "um mix perfeito de tradição, por um lado, e modernidade, por outro".
Depois de dizer que os portugueses "responderam com humildade, responsabilidade e solidariedade quando a pandemia estalou", notou que as prioridades e ambições de Portugal "espelham exatamente as do Next Generation EU" e aproveitou para agradecer o apoio do primeiro-ministro português, António Costa, ao acordo alcançado em julho, que permitiu à Comissão Europeia levantar no mercado 750 mil milhões de euros em nome da União Europeia, para investir na recuperação dos Estados.
"Precisamos de reparar o nosso tecido social, precisamos de proteger e modernizar o nosso mercado único" defendeu a presidente da Comissão, sublinhando a importância de procurar uma economia "justa, verde, digital e resiliente".
Num segundo momento será preciso investir, sublinhou, destacando a importância da transição digital e lembrando que Portugal está bem colocado nesta matéria ao acolher o Web Summit.
Ursula von der Leyen frisou ainda a criação do SURE, o mecanismo europeu criado para financiar medidas de apoio ao emprego e mercado de trabalho, defendendo que "é um escudo para os trabalhadores e para as empresas", elogiando Portugal por recorrer a este financiamento.
"Não consigo pensar em nenhum outro país que seja melhor para nos guiar", rematou a presidente da Comissão Europeia.
(Notícia atualizada às 12:15 com mais informação)