Notícia
Turquia surpreende mercado com subida da taxa de juro para 24%
Depois da crise se acentuar, das medidas implementadas não terem sortido efeito e da pressão aumentar, o banco central da Turquia anunciou um aumento de juros de 6,25 pontos percentuais, quase do dobro do esperado.
O banco central da Turquia anunciou um aumento dos juros de 17,75% para 24%. Esta subida, de 6,25 pontos percentuais, é a maior desde que Recep Tayyip Erdogan chegou ao poder, há 15 anos.
Esta subida superou bastante a expectativa dos analistas consultados pela Bloomberg, que apontavam para um aumento de 3,25 pontos percentuais.
A lira está a reagir em alta, subindo 2,8% para 0,16204 dólares, tendo chegado a disparar mais de 4%.
A decisão do banco central surge numa altura em que a economia está em crise, um cenário que se acentuou depois de os EUA terem duplicado as tarifas sobre o aço e o alumínio oriundos da Turquia. Desde então agudizou-se a situação económica e a lira afundou.
Esta medida anunciada pelo banco central vai contra o que é defendido pelo presidente da Turquia. Erdogan é assumidamente contra a subida dos juros, defendendo que juros altos é uma política que defende os ricos e penaliza os mais pobres.
O banco central tem, inclusivamente, implementando medidas para tentar travar a inflação, bem como a queda da lira, elevando de forma disfarçada os juros. Mas as medidas não estavam, claramente, a estancar os problemas, obrigando assim o banco central a actuar de forma mais firme.