Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial na Alemanha e França recua em Abril

Duas das grandes potências europeias, Alemanha e França, defraudam as expectativas dos economistas. Ambos os países vêem a produção industrial cair, ditando um mau arranque para o segundo trimestre.

Bloomberg
08 de Junho de 2018 às 10:08
  • ...
O segundo trimestre não parece promissor para a economia europeia, de acordo com os primeiros dados que são conhecidos. Esta sexta-feira, foi revelado que a produção industrial na Alemanha caiu 1% entre Março e Abril, enquanto a França recuou 0,5% na mesma rubrica. Isto quando os analistas consultados pela Reuters acreditavam num crescimento de 0,3% para a indústria de cada uma destas economias. 

Estes dados são publicados pouco tempo após os números das exportações terem também desiludido. A balança comercial alemã sentiu desequilíbrios em Abril, com um declínio de 0,3% nas exportações face ao mês anterior e as importações a pesarem mais 2,2%. O excedente germânico ficou-se assim pelos 19,4 mil milhões de euros, contra os 21 mil milhões previstos pelos analistas.

Embora seja uma economia de referência, Berlim não foi a única capital a registar baixas nas exportações. Uma quebra generalizada no Velho Continente já havia ditado um abrandamento do PIB na Zona Euro no primeiro trimestre. As exportações retiraram 0,2 pontos ao crescimento, ao recuar 0,4% em termos trimestrais (quando no final de 2017 tinham avançado 2,2%).

Entre Janeiro e Março, as economias do euro avançaram 2,5% em termos homólogos, mais uma vez abaixo do projectado pelos economistas, que apontavam para um crescimento de 2,8%. Olhando para a evolução em cadeia, Portugal respeita a média de crescimento dos pares europeus: avança 0,4% no primeiro trimestre. Já em termos homólogos, Portugal fica pior na fotografia. O PIB aumentou 2,1%, colocando Portugal entre os piores desempenhos da Zona Euro. 



Ver comentários
Saber mais PIB Alemanha França Zona Euro Portugal macroeconomia economia negócios e finanças Velho Continente
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio