Notícia
Portugueses entre os europeus que mais recuperaram confiança no país e na Zona Euro
Os portugueses estão mais satisfeitos com a sua vida, estão mais confiantes na economia nacional e europeia e são dos que mais acreditam no rumo que está a ser seguido quer por Portugal quer pela União Europeia.
Os europeus estão mais confiantes na economia como um todo, quer quando se referem aos seus próprios países quer quando avaliam a União Europeia ou a Zona Euro, segundo o inquérito de Primavera, realizado em Maio, e divulgado esta quarta-feira, 2 de Agosto.
E os portugueses estão mesmo entre os europeus que mais melhorias percepcionam desde o inquérito de Outono. Assim 33% dos portugueses consideram que a situação económica do seu país está melhor, o que corresponde a um aumento de 18 pontos. Uma evolução só superada pela Finlândia (19 pontos). Já quando questionados sobre se a situação económica da Europa está melhor, os portugueses foram os que mais aumentaram a sua percepção, com 47% dos inquiridos a responderem positivamente, o que também corresponde a um aumento de 18 pontos.
Os portugueses também lideram as expectativas em relação ao futuro do seu país, com 45% dos inquiridos a considerarem que a situação económica de Portugal vai melhorar nos próximos 12 meses, o que representa um aumento de 18 pontos, só superado pela Finlândia (20 pontos). E entre os países membros da União Europeia é mesmo o segundo em que mais pessoas têm uma visão positiva sobre o futuro do seu país. Mais uma vez, só os finlandeses estão mais confiantes (48%).
Quando questionados se consideram que as coisas no seu país estão a caminhar no sentido certo, 59% dos inquiridos em Portugal considera que sim, um aumento de 21 pontos. Neste caso, só os franceses estão mais confiantes no rumo que o país tomou, com um aumento das percepções positivas a ser de 25 pontos. Neste caso, é de realçar que França foi a eleições, com a segunda volta a decorrer a 7 de Maio, tendo dado vitória a Emmanuel Macron. E os inquéritos foram realizados entre 20 e 29 de Maio, ou seja, já após o desfecho eleitoral.
Este cenário é idêntico quando a pergunta se referia à União Europeia. 44% dos portugueses considera que as coisas estão a ir na direcção certa, mais 15 pontos do que o registados no inquérito de Outono. Uma melhoria só superada pelo Luxemburgo (18 pontos) e por França (17 pontos).
Sobre o futuro da União Europeia, 64% dos portugueses inquiridos está mais optimista, mais 10 pontos do que há cerca de seis meses, o que também corresponde à terceira maior melhoria na percepção, só superado pela Dinamarca e por França. Os portugueses estão também entre os europeus que mais confiança têm no futuro, sendo o sexto país com maior percentagem de respostas positivas.
Quanto ao impacto da crise, que assolou a Europa, a esmagadora maioria dos portugueses (72%) considera que o pior já passou, algo só superado pelos irlandeses (77%) e pelos holandeses (77%). A média da União Europeia é de 47% e na Zona Euro é de 48%.
E apesar de 52% dos portugueses inquiridos considerar que a sua voz não é ouvida na União Europeia – em linha com a média da UE e da Zona Euro – 60% discorda que o seu país tivesse uma vida mais risonha fora da região.
Em termos individuais, os portugueses também estão entre os europeus que mais aumentaram a satisfação com a vida que têm, tendo 72% dos inquiridos dado uma resposta positiva, mais cinco pontos do que no Outono.