Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Finlândia discute permanência na Zona Euro nas próximas semanas

O Parlamento finlandês vai discutir nas próximas semanas se o país deve ou não sair da Zona Euro. Em causa está a insatisfação sobre o desempenho económico do país de um grupo que fez uma petição ao Parlamento.

A Finlândia, na segunda posição, apurou 90 pontos.
10 de Março de 2016 às 15:20
  • ...

Escreve a Reuters esta quinta-feira, 10 de Março, que o Parlamento finlandês vai debater nas próximas semanas a permanência do país na Zona Euro. A iniciativa é fruto de uma petição com mais de 53 mil assinaturas e que exige um referendo sobre esta matéria.

Segundo a agência, é pouco provável que a iniciativa conduza o país à saída da Zona Euro – uma vez que um Eurobarómeto de Novembro revela que 64% dos finlandeses é favorável à moeda única -, mas reflecte a insatisfação face ao desempenho económico do país.

"Ainda não decidimos a data, mas um debate preliminar deverá ter lugar na sessão plenária [do Parlamento] nas próximas semanas", adiantou Johanna Sarhimaa, secretária parlamentar, citada pela Reuters.

A economia finlandesa cresceu apenas 0,4% no ano passado, depois de três anos de contracção, com a economia a ser penalizada pelos custos do trabalho, pelo declínio da tecnológica Nokia e a pela recessão russa.

O governo de centro-direita está a trabalhar no sentido de equilibrar as finanças públicas e melhor a competitividade das exportações através de uma desvalorização interna, o que resulta no corte de benefícios dos trabalhadores.

Paavo Vayrynen, membro do Parlamento Europeu e autor desta petição, comparou o desempenho do país ao de países vizinhos que não integram a Zona Euro, como a Suécia, e que cresceram a um ritmo superior nos últimos anos.

"Devemos revitalizar a nossa economia saindo da Zona Euro e recuperando a nossa moeda, com uma taxa de câmbio que flutue livremente. Isto vai restaurar a nossa competitividade", acredita o responsável, citado pela Reuters. "Se o Parlamento apoiar esta petição, eu instaria o governo legislar no sentido de convocar um referendo", acrescentou.

Ver comentários
Saber mais Reuters Zona Euro Parlamento Johanna Sarhimaa Nokia Paavo Vayrynen Suécia política Finlândia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio