Notícia
Marine Le Pen propõe mudar nome da Frente Nacional
O novo nome vai ser submetido ao voto, por correspondência, dos militantes, votação cujo resultado só deve ser conhecido dentro de seis semanas.
Marine Le Pen propôs hoje mudar para "União Nacional" o nome do partido de extrema-direita francês Frente Nacional (FN), com o objectivo de completar a renovação da formação, "condição para o êxito".
"A renovação para a qual me elegeram, peço-vos agora que a completem, é a condição do nosso êxito", declarou a líder da FN no seu discurso de encerramento do 16.º congresso do partido em Lille, no norte de França.
O novo nome vai ser submetido ao voto, por correspondência, dos militantes, votação cujo resultado só deve ser conhecido dentro de seis semanas.
Os militantes aprovaram anteriormente, num questionário, com 52%, a proposta de mudar o nome da formação fundada em 1972.
A actual denominação do partido, Frente Nacional, "é para muitos franceses, mesmo que de boa-fé, uma barreira psicológica", disse a líder, acrescentando que o nome proposto pretende "exprimir uma vontade de união".
Marine Le Pen disse ainda que o partido, mesmo que seja aprovado o novo nome, mantém o símbolo, uma chama, inspirado no logótipo do partido neofascista italiano Movimento Social Italiano (MSI), extinto em 1995.
Candidata única, Marine Le Pen foi hoje reeleita com 100% dos votos expressos para um terceiro mandato na presidência do movimento fundado pelo pai, Jean-Marie Le Pen, cuja liderança assumiu em 2011.