A carregar o vídeo ...
Em direto Portugal Inspirador

Agricultura em debate em Évora

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Macron quer subir idade de reforma para os 65 anos

Emmanuel Macron, vai propor o aumento da idade de reforma para os 65 anos, uma subida face aos 62 anos, idade a que atualmente já é possível deixar a vida ativa em França. A medida está incluída no seu programa eleitoral, de recandidatura à presidência.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, é o rosto da renovada aposta europeia na energia nuclear.
Aris Oikonomou/Reuters
10 de Março de 2022 às 09:18
  • 5
  • ...

No seu programa eleitoral, com o qual se vai recandidatar à presidência da República de França, Emmanuel Macron vai propor o adiamento da idade de reforma para os 65 anos, uma subida face aos 62 anos atualmente previstos. A notícia foi avançada esta quinta-feira, 10 de março, pelo porta-voz Gabriel Attal em entrevista à RTL citada pela Reuters.

 

"Do programa de Emmanuel Macron constará a proposta de estender a idade de reforma e aumentá-la gradualmente para 65 anos", afirmou o responsável, sublinhando que a medida fará parte das reformas prioritárias. Macron defende, também, a abolição de regimes especiais de reforma que ainda existam no país e a fixação de uma pensão mínima de 1.100 euros, para quem tenha a carreira completa. 


Esta proposta, salientou ainda Gabriel Attal permitirá financiar o sistema de proteção social sem aumentar impostos. Dois outros candidatos estão na mesma linha: Éric Zemmour, que defende a saída aos 64 anos, e Valérie Pécresse, que propõe subir para os 65 muito gradualmente. À direita, Marine Le Pen já criticou a medida, que considera que "sacrifica o povo". 

Ver comentários
Saber mais Emmanuel Macron Reuters RTL Gabriel Attal economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio