Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Longa vida ao programa Erasmus

O financiamento do programa Erasmus, cujo nome foi recentemente alterado para “Yes Europe”, já não se encontra em risco após a realização de um acordo de última hora, segundo o comunicado da Comissão Europeia.

14 de Dezembro de 2012 às 18:20
  • ...

Este acordo vai permitir à União Europeia (UE) colmatar o défice no orçamento de 2012, que lançava incertezas quanto ao financiamento para 2013. Com esta notícia, 280 mil bolsas de estudo Erasmus vão poder ser atribuídas, no ano lectivo de 2013/2014.

 

Os estudantes Erasmus actuais e futuros podem estar descansados: os Estados-Membros e o Parlamento Europeu evitaram uma crise de financiamento que ameaçava o popular programa de intercâmbios, após um acordo de última hora, que permite à UE colmatar um défice no orçamento de 2012 e remover as incertezas quanto ao financiamento para 2013. Graças ao acordo, a Comissão estará em condições de prover cerca de 280.000 bolsas de estudo Erasmus no ano lectivo de 2013-2014.

 

O fecho deste acordo vai permitir que também os programas Comenius, Leonardo da Vinci, Grundtvig e as Acções Marie Curie tenham problemas de financiamento, permitindo que tanto jovens, como docentes e investigadores desenvolvam competências e alarguem perspectivas de carreira, mediante formação num país estrangeiro.

 

O resultado das negociações foi saudado por Androulla Vassiliou, comissária europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e a Juventude. “Estou muito contente com o facto de os Estados-Membros e os membros do Parlamento terem chegado a um acordo, que representa um forte impulso para os estudantes Erasmus e outros beneficiários dos nossos programas. É um sinal positivo de que a Europa está empenhada em investir na educação e nas competências”.

 

O acordo, aprovado hoje no Parlamento Europeu, veio colmatar um défice de 180 milhões de euros no orçamento deste ano. Isto significa que a Comissão vai poder transferir os fundos necessários às agências nacionais, que estão encarregues da gestão do programa.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio