Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação no Reino Unido atinge máximo de 40 anos em abril

A escalada da inflação no Reino Unido não dá tréguas, tendo a subida homóloga dos preços no consumidor atingido 9% em abril.

Toby Melville/Reuters
18 de Maio de 2022 às 07:33
  • ...
A subida do índice de preços no consumidor (IPC) no Reino Unido atingiu os 9% em abril face a igual mês de 2021, o que corresponde ao valor mais elevado em quatro décadas e uma aceleração face aos 7% observados em março, anunciou esta quarta-feira o gabinete nacional de estatística britânico.

A inflação está a ser impulsionada sobretudo pelos preços nos bens alimentares e energéticos.

Face a março, os preços sofreram uma subida de 2,5%, ligeiramente abaixo dos 2,6% previstos pelos economistas ouvidos pela Reuters, que antecipavam uma variação homóloga de 9,1%.

Desde que os registos do IPC começaram na atual forma, em 1989, que nunca se tinha observado uma variação homóloga nos preços tão elevada. O anterior máximo, em março de 1992, era de 8,4%.

O gabinete de estatística britânico publicou recentemente dados do IPC para períodos mais antigos com uma base indicativa e indica que as novas estimativas sugerem que a inflação não era tão elevada desde "cerca de 1982, onde as estimativas variam entre os aproximadamente 6,5% em dezembro e quase 11% em janeiro". Em 1982, o Reino Unido iniciou uma recuperação económica sob a liderança do governo de Margaret Thatcher, que implementou políticas monetárias restritivas para reduzir a inflação - que havia atingido 18% - mas que elevaram o número de desempregados para máximos desde a década de 1930.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio