Notícia
Inflação na Zona Euro baixa para 2% em Agosto
Excluindo energia e bens alimentares, a inflação na Zona Euro desceu em Agosto para 1%.
O índice de preços no consumidor da Zona Euro cresceu 2% em Agosto deste ano, face ao mesmo mês do ano passado, o que representa um abrandamento face à taxa de inflação registada em Julho.
No mês passado a taxa de inflação nos países da Zona Euro situou-se em 2,1% e os economistas consultados pela Bloomberg apontavam para a manutenção deste nível no mês que hoje termina.
A estimativa rápida revelada hoje pelo Eurostat apontam para uma descida da inflação para 2%. Um valor que situa em linha com o objectivo do Banco Central Europeu e que não coloca em causa a política monetária da instituição liderada por Mario Draghi.
Segundo o Eurostat, a energia continua a determinar o actual nível da inflação, embora o crescimento dos preços deste segmento tenha abrandado em Agosto para 9,2%, contra 9,5% em Julho. Quanto aos preços da alimentação, álcool e tabaco aumentaram 2,5% em Agosto, em linha com a subida homóloga registada em Julho.
Excluindo energia, a inflação situou-se em 1,3% em Agosto, o que também representa uma descida de uma décima face a Julho (1,4%). Já retirando também o contributo dos alimentos, a inflação foi de 1% (contra 1,1% em Julho).
Euro area #inflation down to 2.0% in August 2018: flash estimate from #Eurostat https://t.co/uMXa35osAV pic.twitter.com/0AP0YAq8p8
— EU_Eurostat (@EU_Eurostat) August 31, 2018