Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação do Reino Unido dispara para máximos de cinco anos e pressiona subida de juros  

A subida dos custos da alimentação e dos transportes colocou a taxa de inflação britânica nos 3%.

19º Reino Unido
17 de Outubro de 2017 às 10:14
  • ...

O índice de preços no consumidor do Reino Unido registou uma taxa de crescimento homóloga de 3% em Setembro, o que colocou a inflação no nível mais elevado em mais de cinco anos.

 

De acordo com o instituto de estatística britânico, a inflação em Setembro acelerou uma décima, face aos 2,9% registados em Agosto.

 

Uma subida que aumenta a pressão sobre o Banco de Inglaterra para a primeira subida de juros no espaço de uma década. O agravamento deverá ocorrer já no próximo mês, sendo que se a inflação persistir nos 3%, o governador Mark Carney terá que dar explicações públicas para o facto de a diferença face à meta do banco central ser superior a 1 ponto percentual.

 

O aumento da inflação ficou a dever-se sobretudo à subida dos preços dos transportes e da alimentação, mas reflectem também o impacto do Brexit. Os produtos importados estão a ficar mais caros para os britânicos devido à queda da libra e, segundo os economistas, as companhias britânicas estão mais disponíveis para aumentarem os preços dos produtos.

 

Ver comentários
Saber mais Reino Unido Banco de Inglaterra Mark Carney Brexit inflação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio