Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Inglaterra confirma que subida dos juros está para breve. Libra cai

A autoridade monetária britânica vai proceder a uma subida dos juros em breve, assegurou Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra. A inflação no Reino Unido atingiu os 3% em Setembro.

Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra (BOE)
  • 1
  • ...

O governador do Banco de Inglaterra confirma que a subida dos juros, por parte da autoridade monetária britânica, está para breve. Será a primeira subida em mais de uma década. Esta terça-feira, perante o Comité do Tesouro, Mark Carney adiantou, citado pela Bloomberg, que: "tendo usado a capacidade disponível, tendo visto algumas provas da construção de pressões domésticas, o julgamento da maioria do comité é que subir as taxas de juro nos próximos meses é apropriado".

A expectativa do mercado é que a autoridade monetária proceda a uma subida da taxa de juro de referência já no encontro do próximo mês, agendado para o dia 2 de Novembro. Contudo, e segundo a agência, o governador do banco central não quis detalhar a data em que vai ser alterada a taxa de juro.

Estes comentários de Carney surgem no mesmo dia em que foi conhecido que o índice de preços no Reino Unido registou uma taxa de crescimento homóloga de 3% em Setembro, o que colocou a inflação no nível mais elevado em mais de cinco anos. De acordo com o instituto de estatística britânico, a inflação em Setembro acelerou uma décima, face aos 2,9% registados em Agosto.

O aumento da inflação ficou a dever-se sobretudo à subida dos preços dos transportes e da alimentação, mas reflectem também o impacto do Brexit. Os produtos importados estão a ficar mais caros para os britânicos devido à queda da libra e, segundo os economistas, as companhias britânicas estão mais disponíveis para aumentarem os preços dos produtos.

Mark Carney reconheceu na sua intervenção no Comité do Tesouro que a inflação está próxima de atingir um pico e há a possibilidade de voltar a subir neste mês de Outubro, refere a Bloomberg. A concretizar-se a taxa de inflação ficaria outra vez acima do objectivo do Banco de Inglaterra que, tal como o Banco Central Europeu, tem uma meta para a inflação na casa dos 2%.

Apesar destas garantias - de que uma subida dos juros não tardará -, a libra está a cair tanto face ao euro como face ao dólar. Em relação à divisa norte-americana, a libra esterlina recua 0,58% para 1,3174 dólares. E face à moeda da Zona Euro, a libra cede 0,15% para 1,1216 euros.

Ver comentários
Saber mais Banco de Inglaterra subida dos juros Mark Carney libra inflação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio