Notícia
Economia grega continua no vermelho
O PIB da Grécia abrandou a queda no primeiro trimestre, mas continuou em terreno negativo. Para a totalidade do ano, o Governo estima um crescimento de 1,8%.
O produto interno bruto (PIB) da Grécia recuou 0,1% nos primeiros três meses do ano, face ao último trimestre do ano passado, anunciou o gabinete de estatística do país. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado o PIB recuou 0,5%.
A economia grega continua assim no vermelho, embora com uma quebra menos intensa do que a registada no final do ano passado. O PIB recuou 1,2% em cadeia no quarto trimestre e 1,1% em termos homólogos.
A economia grega tem registado uma forte volatilidade no último ano, sendo que antes destes dois trimestres de variações negativas, tinha registado dois trimestres com crescimentos (0,6% no terceiro trimestre e 0,3% no segundo trimestre). Nos últimos nove trimestres o PIB cresceu em quatro e recuou em cinco.
Apesar deste desempenho negativo, o Governo helénico estima um crescimento este ano, apontando para uma evolução positiva de 1,8% no PIB em 2017. Ainda assim trata-se de uma forte revisão em baixa, já que antes apontava para um crescimento de 2,7% este ano.
No programa de estabilidade enviado este fim-de-semana para Bruxelas, o Governo de Tsipras aponta para um crescimento de 2,4% em 2018, 2,6% em 2019, 2,3% em 2020 e em 2021.
Também hoje foram reveladas estatísticas sobre o desempenho das contas públicas da Grécia. Entre Janeiro e Abril o país registou um défice orçamental de 1,1 mil milhões de euros, acima dos 973 milhões de euros do período homólogo mas abaixo da meta de 2 mil milhões de euros.
Descontando o custo com pagamento de juros da dívida, a Grécia chegou a Abril com um excedente orçamental de 1,73 mil milhões de euros, abaixo dos 1,9 mil milhões do período homólogo mas acima da meta de 798 milhões de euros.