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Confiança dos consumidores italianos atinge máximos de dois anos
A confiança dos consumidores subiu acima do esperado pelos economistas e atingiu os 101,1 pontos, em Setembro.
O índice de confiança dos consumidores italianos subiu para 101,1 pontos em Setembro, o valor mais alto dos últimos dois anos. No mês precedente, o indicador tinha ficado nos 98,4 pontos e os economistas consultados pela Bloomberg estimavam, que este mês se registassem 98,5 pontos. A informação foi divulgada esta quarta-feira pelo gabinete de estatísticas italiano, refere a agência de notícias norte-americana.
“Os dados mostram que houve algumas melhorias na situação económica, provavelmente sustentadas por condições orçamentais menos restritas”, afirmou Annalisa Piazza numa nota aos investidores. A analista do Newedge Group explicou que “as famílias italianas mantêm-se cautelosas em relação aos desenvolvimentos futuros, cientes de que a situação política continua em risco”, no país.
Em Julho, a taxa de desemprego caiu pelo segundo mês consecutivo, em Itália, situando-se nos 12%. Este dado pode significar que as empresas estão menos relutantes a contratar novos trabalhadores, num momento em que a mais longa recessão que o país atravessou, desde a segunda guerra mundial.