Notícia
Confiança na Zona Euro volta a descer em dezembro
Pelo segundo mês consecutivo, confiança dos consumidores da Zona Euro desceu em dezembro, afastando-se da média histórica.
A confiança na Zona Euro desceu em dezembro (-0,7 pontos), pelo segundo mês consecutivo, afastando-se ainda mais da sua média histórica, divulgou a Comissão Europeia nesta sexta-feira, 20 de dezembro.
Na estimativa rápida dos indicadores de confiança na União Europeia (UE) e na Zona Euro, publicada esta sexta-feira, a direção-geral dos assuntos económicos (DG ECFIN) mostra que o indicador de confiança dos consumidores agravou-se para -14,5 na Zona Euro em dezembro.
Na UE o agravamento da confiança foi mais expressivo. O indicador recuou 1 ponto percentual para -13,4 pontos na média dos 27 Estados-membros.
Assim, o indicador diminuiu pelo segundo mês consecutivo, afastando-se ainda mais da sua média histórica (que ronda os -8).
Embora a estimativa rápida da direção-geral da Comissão Europeia traga ainda pouca informação referente a dezembro, os dados de Bruxelas referentes a novembro mostram que o indicador de sentimento económico (que junta à confiança das famílias a das empresas) manteve-se praticamente inalterado.
Na Zona Euro avançou 0,1 pontos para 95,8 e na UE cresceu 0,2 pontos para 96,5 - mas ambos permaneceram em novembro abaixo da média histórica de 100.
Por outro lado, o indicador de expectativas de emprego recuou ligeiramente tanto na Zona Euro, como no conjunto dos 27 Estados-membros, embora a diminuição tenha sido mais acentuada nos total dos países do bloco europeu.
Na UE, as expectativas de emprego pioraram 0,5 pontos para 99,6, ficando agora abaixo da linha de água.
Já só entre os países da moeda única, a redução nas expectativas de emprego foi de 0,3 pontos, para 98,9.