Notícia
Confiança na Zona Euro fecha 2024 pior do que o esperado
Depois de ter estabilizado em novembro, o sentimento económico da Zona Euro piorou além do esperado em dezembro. Menos confiança dos setores da indústria e da construção, por um lado, e das famílias, por outro, explicam.
A confiança da economia da Zona Euro caiu mais do que o esperado pela generalidade dos economistas em dezembro, divulgou a Comissão Europeia nesta quarta-feira, 8 de janeiro.
De acordo com os dados divulgados agora pela direção-geral de assuntos económicos (DG ECFIN), o indicador de sentimento económico (que junta a confiança de vários setores empresariais, bem como dos consumidores) desceu 1,9 pontos na Zona Euro, para 93,7 pontos.
A diminuição vai além do esperado pela generalidade dos economistas ouvidos pela Bloomberg, com os mais pessimistas a apontar para uma redução até 94,3 pontos.
Em novembro, o sentimento económico tinha estabilizado na Zona Euro nos 95,8 pontos, embora as expectativas de emprego tenham descido.
Também no bloco mais alargado dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) o sentimento económico piorou: diminuiu 1,6 pontos para 94,5 pontos.
"A diminuição no sentimento económico deveu-se a uma menor confiança nos setores da indústria, da construção e entre consumidores, tendo sido parcialmente compensada com o aumento da confiança nos serviços", escreve Bruxelas, acrescentando que a confiança no comércio manteve-se estável
A DG ECFIN aponta ainda que, entre as maiores economias europeias, a queda do sentimento económico foi mais acentuada em França (-3), na Alemanha (-2,5) e em Itália (-1.1). Por outro lado, aumentou em Espanha (+0,9) e "manteve-se praticamente inalterada" na Polónia (+0,1) e nos Países Baixos (-0,2), acrescenta.
A confiança das famílias também caiu em dezembro, os dados já tinham sido conhecidos anteriormente.