Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança na Zona Euro fecha 2024 pior do que o esperado

Depois de ter estabilizado em novembro, o sentimento económico da Zona Euro piorou além do esperado em dezembro. Menos confiança dos setores da indústria e da construção, por um lado, e das famílias, por outro, explicam.

Francisco Seco/AP
08 de Janeiro de 2025 às 11:22
  • ...

A confiança da economia da Zona Euro caiu mais do que o esperado pela generalidade dos economistas em dezembro, divulgou a Comissão Europeia nesta quarta-feira, 8 de janeiro.

De acordo com os dados divulgados agora pela direção-geral de assuntos económicos (DG ECFIN), o indicador de sentimento económico (que junta a confiança de vários setores empresariais, bem como dos consumidores) desceu 1,9 pontos na Zona Euro, para 93,7 pontos.

A diminuição vai além do esperado pela generalidade dos economistas ouvidos pela Bloomberg, com os mais pessimistas a apontar para uma redução até 94,3 pontos.

Em novembro, o sentimento económico tinha estabilizado na Zona Euro nos 95,8 pontos, embora as expectativas de emprego tenham descido. 

Também no bloco mais alargado dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) o sentimento económico piorou: diminuiu 1,6 pontos para 94,5 pontos. 

"A diminuição no sentimento económico deveu-se a uma menor confiança nos setores da indústria, da construção e entre consumidores, tendo sido parcialmente compensada com o aumento da confiança nos serviços", escreve Bruxelas, acrescentando que a confiança no comércio manteve-se estável 

A DG ECFIN aponta ainda que, entre as maiores economias europeias, a queda do sentimento económico foi mais acentuada em França (-3), na Alemanha (-2,5) e em Itália (-1.1). Por outro lado, aumentou em Espanha (+0,9) e "manteve-se praticamente inalterada" na Polónia (+0,1) e nos Países Baixos (-0,2), acrescenta.

A confiança das famílias também caiu em dezembro, os dados já tinham sido conhecidos anteriormente

Ver comentários
Saber mais confiança empresas famílias construção indústria Alemanha Espanha consumo economia Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio