Notícia
Cientistas britânicos prestes a perder acesso a fundo europeu Horizonte
Em causa está a possibilidade do Reino Unido se afastar do programa de 95 mil milhões de euros da União Europeia, na sequência dos diferendos relacionados com o Brexit.
O Governo do Reino Unido prepara-se para sair do maior programa de investigação científica do mundo, associado a um fundo de 95 mil milhões de euros, o Horizonte Europa.
A notícia é avançada pelo Financial Times, que se refere a um movimento a que os investigadores chamam um passo em frente no precipício.
O Reino Unido foi barrado da participação no programa por Bruxelas a propósito do diferendo relacionado com a Irlanda do Norte após o Brexit, que se mantém.
O governo britânico está a preparar legislação para rasgar partes do protocolo relativo à Irlanda do Norte, criado no âmbito do mercado único de mercadorias da União Europeia.
O jornal britânico explica que o governo de Boris Johnson prepara um programa alternativo, de 6 mil milhões de libras, mas acrescenta que os investigadores britânicos temem perder grandes projetos com a União Europeia.
João Vale de Almeida, embaixador para o Reino Unido na União Europeia, avisou no mês passado que os cientistas britânicos podem sofrer os "danos colaterais" deste diferendo político.
O primeiro-ministro britânico enfrenta esta segunda-feira uma moção de censura na sequência da violação das regras do confinanento em sucessivas festas, durante a pandemia.