Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centeno anuncia que Eurogrupo está "muito perto de acordo"

O ministro das Finanças anunciou a novidade no twitter. A reunião do Eurogrupo deve arrancar pelas 17:00.

Patrícia de Melo Moreira
  • ...

Mário Centeno anunciou no Twitter que os ministros das Finanças da União Europeia estão "muito perto de um acordo" sobre o pacote de medidas que vão ser implementadas no âmbito da resposta comunitária aos efeitos que a pandemia do novo coronavírus está a causar na economia europeia.

 

"Estamos muito perto de um acordo. Confio – e ainda confio – que desta vez vamos todos atingir o objetivo. E mostrar o necessário espírito de compromisso, que é base da nossa União", escreveu o ministro das Finanças português, que lidera o Eurogrupo.

 

Segundo o porta-voz do Eurogrupo, Luís Rego, a reunião do Eurogrupo deverá arrancar pelas 18:00 de Bruxelas (17:00 em Lisboa). O encontro começa assim com duas horas de atraso face à hora inicialmente prevista. 

 

 

Este potencial acordo surge depois de 16 horas de maratona negocial na terça-feira não terem sido suficientes para alcançar o consenso necessário. Ficou marcado um novo "round" para esta quinta-feira, uma vez mais no formato alargado ao conjunto dos responsáveis pelas Finanças dos 27, e agora o resultado poderá ser diferente.

 

O bloqueio foi gerado pelo braço de ferro entre a Holanda e Itália, mas foi Haia a inviabilizar um acordo ao rejeitar a possibilidade de acesso a uma linha de crédito caucionada do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) com leves condicionalismos (políticas de consolidação orçamental).

 

No entanto, é já praticamente certo que este fundo de resgate do euro será um dos instrumentos a utilizar pela UE enquanto resposta às consequências económicas provocadas pela crise sanitária em curso. O problema passa, nesta fase, por acordar as condicionalidades que os países terão de cumprir para recorrerem a este financiamento.

Os trabalhos ao nível técnico prosseguiram na quarta e já esta quinta-feira, centrados na tentativa de reduzir ao máximo as condições requeridas para aceder àquela linha de crédito que é capaz de providenciar até 2% do PIB de cada país. Objetivo do Eurogrupo passa ainda por conciliar essa premissa com a garantia de que os Estados-membros que recorram a esta linha cumprem depois medidas de consolidação orçamental como exigido pelo bloco de países do Norte liderado pela Holanda.

(notícia atualizada)

Ver comentários
Saber mais Mário Centeno Eurogrupo UE MEE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio