Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos espanhóis perdem 160 milhões com perdão da dívida grega

No âmbito do segundo pacote de resgate à Grécia, os credores privados aceitaram perdoar 53,5% do valor nominal das obrigações gregas detidas em carteira. Dado que os bancos espanhóis detêm 302 milhões de euros de obrigações gregas, irão perder, pelo menos, 160 milhões.

23 de Fevereiro de 2012 às 18:02
  • ...
Após vários meses de negociações entre a Grécia e os credores privados, o país chegou a um acordo na passada terça-feira, dia 21 de Fevereiro.

Os privados aceitaram perdoar 53,5% do valor nominal das obrigações detidas em carteira, acima dos 50% inicialmente previstos, e o BCE irá distribuir os lucros que obterá com a compra de dívida grega.

O sector financeiro espanhol possuía 448 milhões de euros em obrigações gregas, de acordo com os dados fornecidos pelas entidades em Junho do ano passado nos testes de resistência efectuados pela Autoridade Bancária Europeia (ABE). Em Setembro do ano passado, os últimos dados disponíveis, os bancos detinham apenas 302 milhões de euros, de acordo com o “Cinco Días”. A banca europeia é a principal detentora externa de dívida grega, somando mais de 90% da exposição total à Grécia.

A banca francesa e alemã têm em conjunto um risco de exposição à Grécia no valor de 65 mil milhões de euros, segundo dados de Junho do Banco de Compensações Internacionais, o que corresponde a quase metade da exposição dos bancos de todo o mundo, avaliada em 141 mil milhões de euros.

O banco BBVA é o mais exposto em Espanha, com 112 milhões de euros, seguido pelo Santander, que detém 110 milhões.
Ver comentários
Saber mais bancos Espanha BBVA Santander BCE Autoridade Bancária Europeia exposição dívida grega obrigações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio