Notícia
Alemanha pede extensão do controlo de fronteiras
Dez dias depois do primeiro pedido de restabelecimento dos controlos de fronteiras na Alemanha, o governo de Angela Merkel pediu uma extensão da medida por mais 20 dias.
O Governo alemão pediu à Comissão Europeia para aprovar a extensão da reintrodução temporária do controlo das fronteiras para poder controlar o fluxo de migrantes, escreve a Reuters.
Berlin reintroduziu os controlos de fronteiras com a Áustria e com a República Checa a 13 de Setembro e pede agora uma extensão de mais 20 dias. O Espaço Schengen, criado em 1985, elimina os controlos de segurança nas fronteiras dos países membros, de forma a agilizar a livre circulação dos seus nacionais, um dos fundamentos da União Europeia. No entanto está prevista a sua suspensão. Nesta situação, os Estados têm de justificar junto da Comissão Europeia porque o fizeram. Esta suspensão temporária pode ser implementanda por um máximo de dois meses.
A Alemanha é um dos principais destinos procurados pelos refugiados e nas últimas semanas recebeu um número recorde de pessoas que pedem asilo. Os líderes governamentais da União Europeia reuniram-se esta quarta-feira para configurar um novo plano de acção de modo a gerir a crise de refugiados.