Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de desemprego estabilizou em julho. População empregada caiu face ao mês anterior

Em julho, a população desempregada diminuiu comparando com o mês anterior, mas aumentou face ao período homólogo. População empregada também teve ligeira queda.

Portugal surge em décimo lugar na tabela de países onde as despesas mensais das famílias são mais baratas face à média europeia.
Mariline Alves
30 de Agosto de 2023 às 11:18
  • 3
  • ...
A taxa de desemprego em julho manteve-se inalterada nos 6,3%, indicou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) nas estimativas provisórias dos dados do emprego referentes ao mês passado.

A autoridade estatística nacional explica que a população ativa terá diminuído em 6,1 mil pessoas, enquanto a população inativa aumentou 7,8 mil em relação a junho. Assim, "a diminuição da população ativa resultou do decréscimo da população desempregada (3,4 mil; 1,0%) e da população empregada (2,7 mil; 0,1%)", detalha.

Por outro lado, o acréscimo de mais de 14 mil pessoas na população inativa "teve origem no aumento de outros inativos e do número de inativos à procura de emprego, mas que não estavam disponíveis" no imediato para trabalhar.

Já o aumento da população ativa (70,5 mil; 1,4%) em relação a julho de 2022 resultou do acréscimo tanto da população empregada (50,6 mil; 1,0%) como da população desempregada (19,9 mil; 6,4%)", aponta o INE. 

Quanto à subutilização do trabalho, uma medida mais abrangente para aferir o desemprego, abrangeu 629,6 mil pessoas, valor inferior ao do mês anterior (6,3 mil; 1,0%) e ao de três meses antes (21,4 mil; 3,3%), mas superior ao do período homólogo de 2022 (10,2 mil;
1,6%).

"A taxa de subutilização do trabalho — estimada em 11,6% — diminuiu 0,1 p.p. em relação ao mês anterior e 0,4 p.p. em relação a três meses antes, tendo-se mantido inalterada por comparação com a do mesmo mês do ano anterior", indica o INE.

Ver comentários
Saber mais trabalho INE desemprego emprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio