Notícia
Portugal é dos países onde os custos salariais menos sobem
Com os custos salariais a avançar 3,3%, os custos laborais totais subiram 3,5% no segundo trimestre deste ano, abaixo da média da União Europeia (5%) e da Zona Euro (4,5%), revela o gabinete estatístico europeu.
Em 29 países, Portugal foi o quarto onde os custos salariais nominais por hora menos subiram no segundo trimestre, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.
O gabinete estatístico da União Europeia revela que em Portugal os custos salariais por hora subiram 3,3% no segundo trimestre deste ano, em termos homólogos, contra 4,6% na Zona Euro.
Tal como mostra o gráfico, a subida foi mais acentuada na Hungria (+17.3%), na Croácia (+14,5%), na Eslovénia (+14,5%) e na Roménia (+14,4%).
Os custos salariais sobem menos em Malta (2,1%), Itália (2,4%), Dinamarca (2,7%) e Portugal (3,3%).
Já os custos laborais não salariais (que incluem outros custos das empresas como as contribuições sociais) subiram 4,6% em Portugal, acima da média de 4% na Zona Euro.
Ainda assim, o aumento dos custos totais (3,5%) foi dos mais baixos e abaixo da média do Euro (4,5%) e da União Europeia (4%).